Make your own free website on Tripod.com

rooter

 É um equipamento usado para fazer a comunicação entre diferentes redes de computadores.

Este equipamento permite a comunicação entre computadores distantes entre si e até mesmo com protocolos de comunicação diferentes.
 A principal característica dos rooters é seleccionar a porta mais apropriada para repassar os pacotes recebidos. Ou seja, encaminhar os pacotes para o melhor caminho disponível para um determinado destino.


 O seu funcionamento:
Os rooters inicializaram- se a fazer a manutenção de tabelas de rotas executando processos e protocolos de actualização de rotas, especificando os endereços e domínios dos rooters.

 O administrador pode fazer a configuração estática das rotas para a propagação dos pacotes ou através de processos dinâmicos executando nas redes. Os rooters passam adiante os pacotes baseando-se nas informações contidas na tabela de rooters.

O problema da configuração das rotas estáticas é que, toda vez que houver alteração na rede que possa vir a afectar essa rota, o administrador deve refazer a configuração manualmente. Já o conhecimento de rotas dinâmicas são diferentes. Depois que o administrador fizer a configuração através de comandos para iniciar o rooters dinâmico, o conhecimento das rotas será automaticamente actualizado sempre que novas informações forem recebidas através da rede. Essa actualização é feita através da troca de conhecimento entre os rooters da rede.


E