Make your own free website on Tripod.com

O que é um hub?

 

O hub   é o aparelho que serve para  interligar diversos computadores quando a tipologia física utilizada é em estrela.

 Um hub pode-se ligar as redes TAN, LAN, MAN e WAN.

O Hub é indicado para redes com poucos terminais de rede, pois o mesmo não comporta um grande volume de informações, porque um hub diminui velocidade e também perde performance.
Devido a isto, a sua aplicação para uma rede maior é desaconselhada, pois seria lento na troca de informações.

De cada computador individual sai um cabo ao qual se deve ligar o hub, assim sendo no caso de eventualmente nos deparar-mos com uma avaria no cabo ou na ficha somente o computador onde se deparou a avaria é que deixa de funcionar ou seja, comunicar.

Tecnicamente existem dois tipos de hub que são o hub passivo (conserta as ligações da estrela sem fazer amplificação dos sinais envolvidos nas transmissões) e o hub activo (conserta as ligações da estrela e faz o papel de repetidor , amplificando os sinais).

No que toca à parte interna um hub tem uma tipologia lógica em barramento ou seja os dados são enviados por um computador e transmitidos por todos .

Caso dois computadores estejam a comunicar, não é possível comunicar com outros computadores no mesmo instante, visto que interiormente um hub funciona como um barramento que é partilhado por todos os computadores. 
 

 

computador 1 a comunicar com os computadores 2,3 e 4:



 

E